Make your own free website on Tripod.com

Sugestões de Programas para Diretores da Escola Sabatina

Auxiliar

Departamentos de Escola Sabatina e Ministério Pessoal – DSA

 

 

Título Geral: A Promessa – A Eterna Aliança com Deus

 

I Trimestre 2003

 

Uma Mensagem Para Você: Diretor da Escola Sabatina

Para este trimestre temos um tema que nos dá esperança e ânimo para as lutas nesta terra: A Promessa – A Eterna Aliança com Deus.

Estudaremos sobre o poder transformador de Deus atuando no pecador; estudaremos sobre o interesse do Deus eterno pela raça caída; estudaremos sobre a morte de Cristo como meio para que seres caídos no mais profundo abismo do pecado possam ter a esperança da salvação e da vida eterna; estudaremos sobre a aliança eterna entre Deus e a humanidade.

Incentive a todos os membros da Igreja a adquirirem este precioso guia de estudo – a Lição da Escola Sabatina.

Procure esforçar-se para fazer com que o ambiente da Escola Sabatina, a cada sábado, seja o mais agradável possível. E, para ajudá-lo no exercício de suas funções como Diretor da Escola Sabatina é que preparamos este auxiliar. Aqui você encontrará idéias sugestivas para a programação durante todo o trimestre. Antes de começar, medite nos pensamentos abaixo:

“O segredo de nosso êxito na obra de Deus encontrar-se-á na operação harmoniosa de nosso povo. Tem de haver uma ação concentrada. Todo o membro do corpo de Cristo tem que fazer sua parte na causa de Deus segundo a capacidade que Ele lhe deu. Temos que conjugar esforços contra as dificuldades e obstáculos, ombro a ombro, e unidos pelo coração.

“Se os cristãos agissem de comum acordo, avançando como um só homem, sob a direção de um único Poder, para a realização de um só escopo, eles abalariam o mundo.

“Os anjos operam em harmonia. Todos os seus movimentos são caracterizados por uma ordem perfeita. Quanto mais estritamente imitarmos a harmonia e a ordem das hostes angélicas, tanto mais bem sucedidos serão os esforços desses agentes celestes em nosso favor. Se não virmos a necessidade de uma ação coesa, e formos desordenados, indisciplinados, desorganizados em nosso procedimento, os anjos que são perfeitamente organizados e agem em perfeita ordem, não podem trabalhar com êxito por nós. Afastam-se tristes, pois não são autorizados a abençoar a confusão, a discórdia, a desorganização. Todos aqueles que desejam a cooperação dos mensageiros celestes, têm de trabalhar em uníssono com eles. Aqueles que receberam a unção do alto, hão de em todos os seus esforços, animar a ordem, a disciplina e a unidade de ação, e então os anjos de Deus poderão cooperar com eles. Jamais, porém, jamais hão de esses celestes mensageiros sancionar a irregularidade, a desorganização e a desordem.” Serviço Cristão, pág. 75.

 

Departamento da Escola Sabatina e

Ministério Pessoal da Divisão Sul-Americana

 

 

 

 

 

Expediente:

Auxiliar para diretores da Escola Sabatina dos adultos – primeiro trimestre de 2003. Preparado pelo departamento de Escola Sabatina e Ministério Pessoal da Divisão Sul-Americana e das Uniões.

Coordenador Geral: Pr. Osmar Domingos dos Reis

Editor: Pr. Ramildo Bezerra

Editores Associados: Edson Rosa (UCB); Emmanuel Guimarães (UEB); Ranieri Sales (UNB); José Francisco (UNeB); Moisés Mattos (USB)

Secretárias: Izolina Santos e Violeta Rodríguez

Jornalista responsável: Márcia Raposo Ebinger, MTB 21.171

 

 

OS TEMAS DAS LIÇÕES

1. O que Aconteceu

2. Introdução à Aliança

3. Para Perpétuas Gerações

4. Uma Aliança Eterna

5. Filhos da Promessa

6. Descendência de Abraão

7. Aliança no Sinai

8. A Lei da Aliança

9. O Sinal da Aliança

10. Nova Aliança

11. O Santuário da Nova Aliança

12. Fé na Aliança

13. Vida da Nova Aliança

 

P R O G R A M A S

1º. Sábado – 04.01

“O Que Aconteceu”

Atividades – Minutos Prévios

Hoje é um sábado especial, pois é o primeiro sábado do ano de 2003. Crie uma atmosfera positiva, com cânticos que falem do amor e da bondade de Deus. Durante 15 minutos tenha músicas de louvor cantadas pela congregação e dirigidas por um ou mais irmãos.

Abertura

Este é o primeiro sábado de 2003 e temos o privilégio de começar um novo ano para caminharmos junto com o Senhor e nossos irmãos na Igreja.

Bem-vindos à Escola Sabatina! Bem-vindos ao ano de 2003!

Que este seja um ano de muito estudo e aprendizado da Palavra de Deus.

Que ao iniciar nosso programa sintamos a alegria contar com a presença de Jesus em nossa vida. Cantemos com entusiasmo o hino de número 472 – Deus é Tão Bom.

Hino: 472.

Oração

Comentários do Diretor

Neste sábado especial, primeiro do ano, quando estamos renovando nosso propósito de andarmos dia-a-dia com Deus, queremos enfocar a importância da aquisição da lição da Escola Sabatina.

Lembre-se que assim como o pão físico, o pão espiritual também deve ser consumido diariamente. Se você ainda não o fez, compre ainda esta semana o seu exemplar da lição da Escola Sabatina. Compre também a lição para seus filhos, eles precisam crescer estudando sobre o amor do nosso Deus.

Missões Mundiais

O Informativo das Missões neste trimestre beneficiará a nossa Divisão. O mundo todo estará colaborando para que os projetos da Divisão Sul-Americana sejam alcançados: construção de 25 capelas em oito grandes cidades do Chile; esforço evangelístico na recém-formada Missão do Sul do Chile; construção de 10 capelas em cidades não penetradas da União Sul Brasileira; e construção de um residencial feminino no Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina.

Durante este trimestre ouviremos histórias de fé, desafios, milagres e vitórias. Ouçamos as notícias deste sábado, que vêm do Chile.

Mensagem Musical

 

Introdução Atividades em Unidades

A lição que estudamos durante esta semana examinou a criação. Primeiramente analisando o que Deus fez, e depois, o que aconteceu a essa criação perfeita. Finalmente, a lição chegou ao tema que vai ser o assunto do restante do trimestre: o que Deus está fazendo para restaurar o mundo.

Vamos aproveitar os minutos seguintes para recapitularmos o que aprendemos deste assunto em nossas Unidades de Ação. Pedimos aos professores que dirijam uma oração em suas classes.

Unidades de Ação

Encerramento

Estamos chegando ao final desta programação da Escola Sabatina. Queremos convidá-lo para retornar no próximo sábado, quando teremos outro encontro como este. Lembremo-nos do que a lição nos ensinou: como criaturas dependentes, a vida assume verdadeiro significado e clareza apenas quando entramos em união com o Criador.

Que esta seja uma semana feliz, em que busquemos esta união com nosso Deus.

Unamos nossas vozes e cantemos o hino de número 415 – Só Com Teu Deus.

Hino Final: 415

Oração Final

 

 

2º. Sábado – 12.01

“Introdução à Aliança”

Atividades – Minutos Prévios

Para o canto congregacional deste sábado sugerimos a colaboração de um conjunto ou um solista que possa cantar durante os 15 minutos que antecedem o início da Escola Sabatina. Este tipo de atividade sempre atrai a atenção de que está do lado de fora da Igreja.

Abertura

Saudamos a todos os irmãos e amigos! Que a paz de Deus possa estar presente na vida de cada um que aqui está.

Sábado é um dia especial para pensarmos no grande amor que Deus tem por nós. Seu amor é tão imenso que Ele foi capaz de dar o Seu Filho pra morrer em nosso lugar. Felizes por sermos assim tão preciosos para Deus, vamos dar início à nossa Escola Sabatina de hoje cantando o hino de número 233 – Com Cristo no Meu Coração.

Hino: 233

Oração

Comentários do Diretor

O sal só presta quando penetra nos alimentos. Assim, devemos nós, não ficar isolados, mas procurarmos penetrar em todas as camadas da sociedade e em todos os seus núcleos. Devemos separar-nos da pecaminosidade do mundo, mas não dos pecadores. Nossa amizade com eles deve ser no intuito de fazer-lhes bem.

Disse Jesus: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus.” Mateus 5:14-16.

A Escola Sabatina existe não só para o nosso aprendizado, mas como um meio de sermos úteis aos que ainda estão nas trevas.

Que em nossas Unidades de Ação sejamos realmente ativos no trabalho missionário para o nosso Deus.

Missões Mundiais

Toda a oferta que se arrecada na Escola Sabatina destina-se a atender às necessidades da Igreja em seus diversos campos de ação. Neste trimestre estaremos colaborando com o nosso território. A Divisão Sul-Americana, com seus desafios e projetos, será a beneficiada com as ofertas do 13º. Sábado.

Ouçamos com atenção o relato de hoje.

Mensagem Musical

Seja insistente junto ao diretor de música de sua Igreja para que sempre haja uma mensagem musical preparada para este momento. A música é fundamental. Na medida do possível, aconselhamos que a letra da música que será apresentada tenha relação com o tema da lição da semana.

Introdução Atividades em Unidades

Que vibrante estudo tivemos esta semana! Começamos com a aliança que Deus fez com Noé para poupar tanto a ele como a sua família da destruição. Continuamos com a aliança com Abraão, tão rica e cheia de promessas para todos nós; então, passamos à aliança no Sinai e à importância do que foi proclamado ali; e finalmente, examinamos a nova aliança, à qual todas as outras apontavam.

Os próximos minutos são reservados para a recapitulação desta lição tão interessante e esclarecedora. Levantemo-nos para uma oração antes de nos dividirmos em classes.

Unidades de Ação

 

 

Encerramento

Hoje recordamos que o próprio Deus, motivado por Seu grande amor para conosco, é que toma a iniciativa de nos buscar. Por meio de promessas e atos bondosos Ele nos convida a entrar em união com Ele. Quão maravilhoso é sermos filhos e filhas deste Deus!

Tivemos uma maravilhosa Escola Sabatina, porém nosso tempo esgotou-se. O Senhor tem mais bênçãos para o próximo sábado, para cada um de nós, contamos com a presença de todos.

Encerremos estes momentos de adoração cantando o hino de número 109 – Jesus me Transformou.

Hino Final: 109

Oração Final

 

 

3º. Sábado – 18.01

“Para Perpétuas Gerações”

Atividades – Minutos Prévios

Tente conseguir a participação dos jovens para o canto congregacional de hoje. Escolha 4 ou 5 pessoas dinâmicas que, através do seu entusiasmo levem a igreja a louvar e adorar o nosso Deus.

Abertura

Que privilégio temos ao participar desta Escola Sabatina! Quantas pessoas desejariam estar aqui e não podem! Quantos que poderiam ter vencido a batalha, mas Satanás conserva-os em outro lugar! Quantos necessitam estar aqui e não sabem que existe algo tão bom como a Escola Sabatina e as bênçãos que Deus nos dá ao participarmos desta reunião!

Realmente somos privilegiados em poder estar aqui nesta manhã. Todos são bem-vindos à nossa programação.

Agora, vamos adorar ao nosso Deus cantando o hino de número 237 – Junto ao Bondoso Deus.

Hino: 237

Oração

Comentários do Diretor

Queremos recordar com os amigos e irmãos a importância das Unidades de Ação. Nestes pequenos grupos, além de recapitularmos nosso estudo a cada sábado, ainda temos a oportunidade de encontrar um lugar onde podemos abrir nosso coração expondo nossos pedidos de oração. E é desejo da equipe da Escola Sabatina que estes grupos sejam realmente ativos, como o próprio nome diz. Incentivamos a todos os irmãos a que se envolvam nas atividades missionárias que são propostas pelo professor. Lembrem-se, há muito que fazer pelo nosso Deus, e através da união em nossas Unidades poderemos realizar grandes coisas.

Missões Mundiais

Se não fosse pelas ofertas que cada sábado damos à Escola Sabatina, a Igreja Adventista não poderia ser uma igreja mundial. As ofertas do 13º. Sábado deste trimestre serão destinadas à Divisão Sul-Americana, a nossa Divisão! Deus tem operado maravilhas utilizando diferentes métodos para alcançar pessoas sinceras em nosso território. Ouçamos as notícias de hoje que vêm do Chile.

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

O estudo da lição da Escola Sabatina é fundamental para o crescimento equilibrado na vida do cristão. E que inspiradoras lições estamos tendo neste trimestre!

Hoje recapitularemos a aliança de Deus com Noé, que proveu graciosamente à humanidade libertação física e espiritual, além da preservação futura da raça.

O verso áureo nos diz que “Noé achou graça diante do Senhor”, que assim seja com todos nós!

Vamos nos dividir em unidades para o estudo. Levantemo-nos para uma oração.

Unidades de Ação

Encerramento

No estudo desta semana, notamos que as alianças feitas por Deus com Noé mostram o interesse bondoso de Deus pela família humana e Seu desejo de entrar em uma relação salvadora com ela.

Vamos encerrar com um pensamento mencionado na lição:

“Este símbolo (o arco-íris) nas nuvens deve confirmar a crença de todos e estabelecer sua confiança em Deus, pois é um sinal da divina misericórdia e bondade para com o homem; que, embora Deus tenha sido provocado a destruir a Terra pelo Dilúvio, ainda Sua misericórdia circunda a Terra.” – Ellen White, História de Redenção, pág. 71.

Deus é fiel e misericordioso! Quão bom sabermos que temos um Deus que é fiel!

Vamos terminar nosso encontro de hoje cantando o hino de número 35, Tu És Fiel, Senhor.

Hino Final: 35

Oração Final

 

 

 

 

4º. Sábado – 25.01

“Uma Aliança Eterna”

Atividades – Minutos Prévios

Fale sobre a importância de buscarmos a Deus nas primeiras horas do dia. Fale sobre o privilégio de desfrutarmos destes minutos que antecedem o início da Escola Sabatina já na igreja cantando e louvando ao nosso Deus. Para hoje tente conseguir uma mensagem instrumental que crie um espírito de reverência e adoração.

Abertura

Feliz sábado a todos! Cumprimente o irmão ou irmã que está ao seu lado, diga-lhe da alegria de poder encontrá-lo aqui nesta manhã e deseje a ele ou ela um sábado repleto das bênçãos de Deus.

Vamos ler juntos, em pé, o Salmo 117.

Dando seqüência à nossa adoração, louvemos a Deus com o hino de número 3 – O Deus Eterno Reina.

Hino: 3

Oração

Comentários do Diretor

O livro Conselhos Sobre a Escola Sabatina, nas páginas 10 e 11 nos diz que “A Escola Sabatina é um importante ramo do trabalho missionário, não só porque proporciona a jovens e velhos o conhecimento da Palavra de Deus, mas por despertar neles o amor por Suas sagradas verdades e o desejo de estudá-las por si mesmos.”

Ao ler este texto confirmamos que a Escola Sabatina é de extrema importância para o nosso crescimento espiritual.

Façamos planos para estarmos sempre presentes e, especialmente, aplicados e interessados pelo estudo da lição.

Missões Mundiais

Hoje, no nosso informativo, ouviremos um pouco sobre o trabalho que vem sendo feito pela Igreja Adventista no Chile, junto aos ciganos. Trata-se de um grupo especial de pessoas que mantêm o idioma tradicional e cujas roupas coloridas os tornam diferentes do restante da população. Essas diferenças muitas vezes fazem com que os outros se sintam desconfortáveis perto deles.

Apesar disto, já temos um grupo significativo de ciganos adventista no Chile. Vamos saber como isto foi possível ouvindo, com atenção, o relato que nos será apresentado pelo(a) irmão(ã) _____.

Mensagem Musical

 

 

Introdução Atividades em Unidades

Agora chegou o momento mais importante da Escola Sabatina. É o momento especial para, em pequenos grupos, orarmos, termos uma gostosa confraternização, testemunharmos e nos alimentarmos do Pão da Vida que é a Palavra de Deus. O tema desta semana foi “Uma Aliança Eterna” e o verso áureo foi uma das mais lindas passagens bíblicas: “Estabelecerei a Minha aliança entre Mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência.” Gênesis 17:7.

Sem dúvida trata-se de um assunto inspirador e que nos dá muita esperança. Estudemos juntos.

Unidades de Ação

Encerramento

Estudar, orar e meditar são as coisas que nos fazem crescer na compreensão do que Deus tem para nós em Sua Palavra. Precisamos colocar isto em prática diariamente em nossa vida. Que tenhamos uma semana cheia de bênçãos e de muito crescimento espiritual!

Ficamos felizes com a presença de todos e os aguardamos no próximo sábado, para mais uma agradável Escola Sabatina.

Cantemos o hino 164 – Que Firme Alicerce – para término do nosso encontro de hoje.

Hino Final: 164

Oração Final

 

 

5º. Sábado – 01.02

“Filhos da Promessa”

Atividades – Minutos Prévios

Verifique a possibilidade de um departamento dos menores dedicar 15 minutos para cantar alguns de seus cânticos da Escola Sabatina para os adultos. Eles podem usar figuras e outras ilustrações, se assim desejarem. Esta participação anima os adultos e faz com que as crianças aprendam a serem úteis na Igreja.

Abertura

Todos nós precisamos de um guia que nos dirija através das muitas perplexidades da vida, assim como o marinheiro precisa de um piloto que guie a nau entre os bancos de areia ou nos rios cheios de recifes. Mas, muitas vezes nos perguntamos onde encontrar semelhante guia.

Com alegria afirmo a vocês que temos este guia! A Bíblia, inspirada por Deus, escrita por santos homens assinala com clareza e precisão quais os deveres, tanto dos velhos como dos jovens.

A Bíblia eleva a mente, enternece o coração e comunica ao espírito alegria e santo gozo. A Bíblia apresenta uma perfeita norma de caráter; é guia infalível sob todas as circunstâncias, até ao fim da jornada da vida. Tome a Bíblia como sua conselheira, como regra para a sua vida diária.

Bem-vindos à Escola Sabatina, este lugar onde o estudo da Bíblia é o nosso principal objetivo.

Cantemos, para louvor do nosso Deus, o hino 165 – Dá-me a Bíblia.

Hino: 165

Oração

Comentários do Diretor

Na cidade de Cabo, África do Sul, um africano veio ao escritório da Associação e pediu para comprar uma quantidade de livros e revistas na sexta-feira à tarde. Quando alguém lhe perguntou porque estava fazendo aquilo, respondeu: “Eu recebo o salário às sextas-feiras, então venho comprar livros e revistas. No sábado à noite e no domingo eu vendo tudo e na segunda-feira tenho o meu salário recuperado para fazer as despesas da casa”.

Que maneira criativa de levar aos outros a mensagem da salvação!

Em João 9 verso 4 lemos “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia, a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.

Tenhamos este mesmo espírito missionário buscando maneiras de sermos úteis a Deus. Nesta época em que o carnaval está na mente das pessoas, busquemos maneiras de levá-las a uma vida cheia da real felicidade, a felicidade que vem da vida cristã.

Missões Mundiais

(Para o informativo de hoje convide um casal para que apresente a história como se fossem os próprios personagens).

Nesta manhã temos a alegria de ter conosco o casal Cláudio Bahamondes e Violeta Morales. Eles são chilenos e irão nos contar sobre a maneira milagrosa como Deus transformou o seu lar.

Que a experiência deste casal nos inspire a doarmos uma boa oferta no 13º. sábado, para colaborarmos com o avanço da obra de Deus na Divisão Sul-Americana, que pretende realizar os seguintes projetos: construção de 25 capelas em oito grandes cidades do Chile; esforço evangelístico na recém-formada Missão do Sul do Chile; construção de 10 capelas em cidades não penetradas da União Sul Brasileira; e construção de um residencial feminino no Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina.

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

Chegou o momento de passarmos alguns minutos reunidos como grupo de estudo e confraternização. Esta é a oportunidade de desenvolvermos o amor cristão, partilhando o que o Senhor fez por nós e buscando apoio do grupo nas áreas onde não encontramos solução para nossos problemas.

Após a confraternização vamos abrir nossas Bíblias e lições para a recapitulação do estudo que fizemos durante a semana sobre os “Filhos da Promessa”.

Que animador saber que somos parte deste grupo! Vamos aprender sobre como isto faz diferença na nossa vida.

Pedimos aos professores que se levantem para orarmos pelas necessidades de cada Unidades de Ação.

Unidades de Ação

Encerramento

Quão preciosas são as promessas de Deus para nós. Que elas nos inspirem a vivermos felizes e animados aguardando a mais sublime de todas as promessas: a volta de Jesus!

Gostaríamos de lembrar a todos que o próximo sábado é o sábado das visitas. Estamos preparando, com muito carinho, um programa muito especial para elas. Convide amigos, vizinhos, familiares e interessados para estarem conosco no sábado que vem.

Finalizando esta Escola Sabatina, cantemos, com bastante entusiasmo, o hino 274 – Firme nas Promessas.

Hino Final: 274

Oração Final

 

 

6º. Sábado – 08.02

“Descendência de Abraão”

Atividades – Minutos Prévios

Hoje é o dia especial das visitas. Programe-se para ter à porta da igreja pessoas encarregadas de dar boas-vindas e entregar um cartão aos amigos que visitam.

Providencie um canto congregacional bem animado, que deixe nossos visitantes admirados. Tenha pelo menos 4 pessoas dirigindo os hinos. Sugestão de hinos: 164, 165, 166, 176 e 178.

Abertura

Bem-vindos à maior Escola de Educação Contínua que existe no mundo – a Escola Sabatina!

Durante as horas deste dia, ao redor do mundo, milhões e milhões de pessoas de todas as idades, raças, culturas, posição social e nível educativo reúnem-se para cantar louvores a Deus, orar, confraternizar e estudar a Bíblia.

Nossa saudação a você, amigo que pela primeira vez está conosco. Desejamos que você sinta-se bem entre nós.

É realmente um grande privilégio pertencer à Igreja de Cristo. Por isso, com alegria e gratidão em nossos corações, vamos unir as nossas vozes e cantemos o hino de número 162 – Que Diz a Bíblia.

Hino: 162

Oração

Comentários do Diretor

Hoje é um sábado que com certeza haverá muitos visitantes. Dê um destaque especial aos amigos presentes e reforce o convite para que todos se inscrevam em uma Unidade de Ação. Informe-se, com antecedência, e fale um pouco sobre o trabalho missionário que vem sendo desenvolvido em cada Unidade. Fale sobre a união de cada grupo em torno de objetivos como visitas missionárias, projetos e outras atividades que venham sendo desenvolvidas. Aborde a importância destas iniciativas para o crescimento espiritual de cada membro.

Missões Mundiais

A Igreja Adventista, como igreja mundial, desenvolve projetos de Assistência Social e pregação do Evangelho de Jesus ao redor do mundo. A cada três meses um novo projeto é definido e um novo local é beneficiado com as orações de milhões de membros da Igreja Adventista e com uma oferta especial recolhida no último sábado do trimestre. Tornamo-nos mais familiarizados com o projeto e seus objetivos à medida que ouvimos, semanalmente, histórias vindas da região escolhida. Estaremos contribuindo com nossas ofertas no último sábado de março, e a cada sábado orando pelo nosso território, uma vez que a Divisão Sul-Americana é a enfocada nesta oportunidade.

Vamos ouvir o relato de hoje.

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

Nós temos um guia de estudo da Bíblia que é a Lição da Escola Sabatina. Para cada trimestre a Igreja mundial define um tema central, neste trimestre estamos estudando sobre “A Promessa – A Eterna Aliança de Deus”.

Com esta lição em mãos, durante a semana estudamos individualmente e, no sábado, recapitulamos e falamos sobre nossas conclusões nas Unidades de Ação. Nessas Unidades, além do estudo, temos ricos momentos de confraternização e oração. Muitas das Unidades também desenvolvem outras atividades missionárias.

Chegou o momento para o estudo, vamos nos levantar para orarmos pedindo a bênção de Deus. 

(Se você providenciou uma classe especial para as visitas oriente para que elas se dirijam para lá, do contrário, oriente para que os amigos visitantes sentem-se com as pessoas que os trouxeram à igreja).

Unidades de Ação

Encerramento

Que alegria foi estarmos juntos na Escola Sabatina! Encheu-nos de felicidade a presença de cada amigo visitante. Foi um prazer tê-los conhecido e participar juntos nos cânticos, nas orações, na confraternização e no estudo da Bíblia. Queremos dizer-lhes que estamos aqui a cada sábado e que vocês serão sempre muito bem-vindos.

Vamos iniciar mais uma semana de atividades e lutas que desconhecemos. Tenhamos em mente, como estímulo para vencermos sempre, o verso áureo da lição que estudamos: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9).

Cantemos, com entusiasmo, o hino de número 271 – Que Prazer é Ser de Cristo.

Hino Final: 271

Oração Final

 

 

7º. Sábado – 14.02

“Aliança no Sinai”

Atividades – Minutos Prévios

Consiga que alguém conte a história de sua conversão em forma breve, em 10 minutos. Em seguida cantem o hino preferido desta pessoa. Após isto cantem mais dois hinos que falem sobre a forma como Cristo alcança os pecadores. Sugestões: 109, 112, 113 e 114.

Abertura

Feliz sábado a todos!

Mais uma semana terminou e muitas lutas e dificuldades foram vencidas. Sem dúvida muitas alegrias também foram vividas e grandes vitórias foram alcançadas.

Em tudo Deus nos guardou, nos guiou, nos orientou e nos abençoou. Se estamos aqui, com vida e com saúde, é porque a graça de Deus esteve e está sobre cada um de nós.

Louvemos a este Pai de Amor que tem sido fiel à Sua promessa e está conosco todos os dias!

Hino de número 93 – Precioso é Jesus Para Mim.

Hino: 93

Oração

Comentários do Diretor

O Espírito de Profecia nos diz que: “Assim como o mineiro cava a fim de procurar o áureo tesouro na terra, com tanto ardor e persistência, devemos nós procurar o tesouro da Palavra de Deus. ... A Bíblia interpreta-se a si mesma. Um texto deve ser comparado com o outro. O estudante deve aprender a encarar a Palavra como um todo, e ver a relação de suas partes. Deve adquirir conhecimento de seu grandioso tema central, ou seja, do propósito original de Deus em relação ao mundo, da origem do grande conflito, e da obra da redenção”. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, páginas 416 e 417.

A lição da Escola Sabatina é um meio eficaz para conseguirmos estudar perfeitamente a Bíblia. Se você ainda não tem, adquira a sua lição e incentive seus filhos a buscarem este contato diário com Deus.

O inimigo é perspicaz e atinge nossos lares por todos os lados, precisamos oferecer resistência e fortalecer nossas crianças com rico alimento espiritual.

Missões Mundiais

A missão que Cristo nos deixou antes de ir ao céu é a de evangelizar o mundo para que Ele venha nos buscar e levar-nos ao Seu reino. A Escola Sabatina tem o projeto missionário de chegar até o último da terra, através de um plano de sustentação das missões mundiais. Hoje escutaremos, através do informativo missionário, algo sobre o andamento deste plano no Sul do nosso país.

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

Durante esta semana estudamos sobre a aliança que Deus fez com Seu povo no Sinai. Na verdade Ele tomou a iniciativa de redimi-los quando os tirou do Egito, e só depois, no Sinai, estabeleceu um aliança com eles. Este evento nos lembra o sacrifício de Cristo, que antes de saber se aceitaríamos ou não, morreu em nosso lugar.

Foi maravilhoso estudar sobre este assunto. Vamos agora trocar idéias e apresentar nossas conclusões aos nossos irmãos em pequenas Unidades de Ação.

Pedimos aos professores que se levantem para uma oração.

Unidades de Ação

Encerramento

Durante o estudo que fizemos percebemos o povo de Israel fracassou em sua aliança com Deus. Hoje, analisando o que aconteceu com eles, podemos tirar uma importante lição para nós: jamais recusar o dom gratuito da salvação que nos foi concedido por Jesus.

Estamos terminando mais uma Escola Sabatina. Desejamos a todos uma feliz e abençoada semana. Esperamos tê-los de volta no próximo sábado para mais momentos de alegria cristã.

Vamos finalizar com o cantar do hino número 81 – Louvores a Meu Rei.

Hino Final: 81

Oração Final

8º. Sábado – 22.02

“A Lei da Aliança”

Atividades – Minutos Prévios

Se sua igreja tem um conjunto musical convide-o para neste dia ficar responsável pelo canto congregacional. Eles podem cantar alguns hinos mas devem fazer a congregação participar também.

Avise a todos que no próximo sábado, nos minutos prévios, o tempo será dedicado para oração.

Abertura

A adoração é permanente no Céu. Os anjos estão adorando a Deus sempre. Toda a criação assim o faz. Hoje, dia separado pelo Senhor, vimos aqui para adorá-Lo por ser nosso Criador e Redentor.

Devemos também lembrar que nossa vida, a cada dia, deve ser dedicada em adoração a Deus.

Ele sente-se feliz quando vê Sua criação louvando o Seu nome!

Façamos isto com o coração repleto de alegria cantando o hino de número 17 – Nós Te Adoramos.

Hino: 17

Oração

Comentários do Diretor

Hoje gostaria de abordar um assunto de extrema importância. Todos nós temos talentos especiais que foram dados por Deus. A Igreja e seu funcionamento é uma demonstração disto. Alguns tocam instrumentos, outros cantam, existem os diretores de departamentos, as diaconisas, os diáconos, os anciãos, temos os dedicados professores das crianças, outros ainda gostam de ajudar cuidando do som, e assim por diante. Essa diversidade faz a igreja funcionar, exatamente como acontece com o corpo humano.

Amigos e irmãos, se um dos órgãos do corpo humano, por mínimo que seja, decidir não colaborar, todo o resto será afetado.

Portanto, como igreja, façamos a nossa parte para o bom andamento da adoração a Deus. Nunca recuse um convite para ajudar no setor para o qual você tem talento. A sua colaboração é de fundamental importância para que o louvor ao nosso Deus seja de boa qualidade.

Um dia seremos cobrados quanto ao que fizemos com os dons que recebemos.

Façamos, com alegria, a obra que está reservada para cada um de nós.

Missões Mundiais

Há um tempo determinado para tudo, e é preciso que confiemos na direção divina para todos acontecimentos de nossa vida. No informativo de hoje veremos como um evento triste, uma morte, pôde transformar completamente a vida de três famílias.

Lembremos de preparar uma oferta especial para o 13º. sábado. Neste trimestre a Divisão Sul-Americana, que é a nossa Divisão, estará sendo beneficiada. Os projetos que deverão ser realizados com o dinheiro arrecadado são: construção de 25 capelas em oito grandes cidades do Chile; esforço evangelístico na recém-formada Missão do Sul do Chile; construção de 10 capelas em cidades não penetradas da União Sul Brasileira; e construção de um residencial feminino no Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina.

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

Nossa lição desta semana concentra-se na lei de Deus e seu lugar na aliança do Sinai. A lei indicava aos israelitas como eles deveriam viver para estarem de acordo com a vontade do Senhor.

Nós, os adventistas do sétimo dia, também recebemos uma série de leis, orientações e conselhos referentes à vida cristã. Jamais devemos ter a lei como sendo uma dura restrição à nossa liberdade. Também não devemos ver nela a salvação. A lei de Deus funciona hoje exatamente como funcionava no passado, como um caminho seguro para os cristãos.

Este é um tema empolgante para debatermos em nossas Unidades de Ação. Chegou o momento para isto. Levantemo-nos para uma oração e vamos nos dividir para o estudo.

Unidades de Ação

Encerramento

Que bênção foi estarmos juntos neste sábado! Irmãos, como é maravilhoso quando chega a sexta-feira à noite e nos desligamos dos assuntos que nos preocupam! Como é agradável poder ter um descanso para, ao amanhecer, estarmos aqui louvando e adorando ao nosso Deus na Escola Sabatina. Quão bondoso é Ele por nos dar esta programação.

Nosso encontro chegou ao fim, mas aguardamos a todos no próximo sábado, para logo cedo, buscamos a Deus em espírito e em verdade.

Vamos entoar, todos juntos, o hino de número 525 – Obedecer é Melhor.

Hino Final:  525

Oração Final

 

 

9º. Sábado – 01.03

“O Sinal da Aliança”

Atividades – Minutos Prévios

Hoje, como ficou combinado no sábado passado, os minutos prévios serão dedicados à oração. Inicie falando sobre as alegrias que Deus nos proporciona e peça que os membros mencionem os seus agradecimentos. Em seguida, peça que façam pedidos de oração. Convide dois irmãos para que orem em favor do que foi falado. Cantem um hino (sugestão 401 – Abre, Senhor, os Olhos Meus).

Abertura

Bem-vindos a mais uma Escola Sabatina! Para iniciar gostaríamos de dividir com os irmãos algumas sábias palavras do Espírito de Profecia:

“A Palavra destrói a natureza carnal, terrena, e comunica nova vida em Jesus.” O Desejado de Todas as Nações, página 373.

“Deve haver vivo e crescente interesse em armazenar na mente a verdade bíblica. O precioso conhecimento assim obtido edificará uma barreira ao redor da alma.” Conselhos Sobre Escola Sabatina, página 36.

O fato de estarmos aqui nesta manhã demonstra que estamos interessados no melhor conhecimento de todos – o conhecimento das verdades bíblicas.

Com a mente aberta para os ensinos que Deus nos reservou para hoje, iniciemos cantando o hino de número 9 – Prece ao Trino Deus.

Hino: 9

Oração

Comentários do Diretor

Convide um representante de pelo menos três Unidades de Ação que estejam realizando algum trabalho missionário durante a semana. Peça que estes irmãos relatem o que vem sendo feito e que incentivem todos os membros a se envolverem em alguma atividade evangelística, de acordo com o que gostam de fazer.

Missões Mundiais

Apesar de estarmos em um lugar que representa apenas um pequeno ponto no mundo, temos uma visão mundial da obra da pregação do evangelho graças ao Informativo das Missões. É interessante pensar que, neste trimestre, pessoas de todas as partes estão ouvindo falar sobre a nossa Divisão. Com que alegria nossos irmãos, do outro lado do mundo, ouvem a respeito das vitórias que estão sendo alcançadas na América do Sul.

Vamos ouvir o relato de hoje que, acreditem, nos apresenta uma forma bem diferente de conversão!

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

O sistema de pequenos grupos é um plano que Deus tem para terminar a Sua obra. Por isso, a Escola Sabatina procurou adaptá-los criando as Unidades de Ação. A experiência tem demonstrado que, mediante este plano, a obra tem êxito e a pregação do evangelho é eficaz.

Neste momento nos dividiremos em pequenos grupos de trabalho para participarmos dos instantes de confraternização e da recapitulação do estudo que fizemos durante a semana. O título de nossa lição é “O Sinal da Aliança” e o assunto em questão é o sábado.

Pedimos aos professores que, antes de tudo, dirijam uma oração em suas Unidades.

Unidades de Ação

Encerramento

Como crescemos em nossa vida cristã na manhã de hoje! Já não somos os mesmos que quando aqui chegamos, novos conhecimentos mudaram nossa maneira de ver as coisas. Graças a Deus por isso!

Aprendemos que o sábado é um sinal de aliança que se estende até o tempo em que o plano da salvação estará consumado. Ele aponta para o passado, a Criação, e, como sinal da aliança da graça, nos aponta para a restauração final, quando Deus renovará todas as coisas.

Que dia abençoado, que sinal sagrado!

Encerremos nossa Escola Sabatina com o cantar do hino 527 – Sábado do Meu Senhor.

Hino Final: 527

Oração Final

 

 

10º. Sábado – 08.03

“Nova Aliança”

Atividades – Minutos Prévios

Combine previamente com três irmãos para que neste sábado venham à frente e falem sobre o seu hino preferido. Peça que eles contem porque este hino marcou sua vida. Cantem estes hinos e encerrem com um hino de louvor.

Abertura

Feliz sábado a todos!

Vamos iniciar meditando nas palavras contidas na página 23 do livro Solucione Seus Problemas com a Bíblia (espanhol):

“Acerquemo-nos da Bíblia na flor da vida, quando as cargas são mais pesadas e as tarefas mais urgentes ocupam cada hora, e encontraremos que a Bíblia proporciona forças para fazer frente aos deveres, e nos sustém durante a jornada.

Acerquemo-nos dela no outono da vida, quando diminui a energia e as sombras começam a cair, e encontraremos na Bíblia luz para nossa entardecer e uma maravilhosa esperança de uma vida nova e melhor.”

Entoemos com gozo em nossos corações o hino 396 – Ouve-nos, Pastor Divino.

Hino: 396

Oração

Comentários do Diretor

Saudamos a todos os amigos que estão conosco nesta manhã. Nós estamos felizes com a presença de vocês, e, no céu, os anjos estão celebrando também a presença de vocês aqui conosco.

Queremos lembrar a todos que estamos nos aproximando do final do trimestre. Hoje já é o décimo sábado. Já é hora de começarmos a nos preocupar em adquirir a Lição da Escola Sabatina para o próximo trimestre. A Bíblia está acima de tudo, mas seu estudo diário, acompanhado da lição, trará ainda mais bênçãos para cada um de nós.

Procuremos também adquirir a Lição da Escola Sabatina para nossas crianças, juvenis, adolescentes e jovens. Eles são a igreja do amanhã e precisam da nossa orientação hoje!

Missões Mundiais

Nossas ofertas no 13º. sábado serão destinadas para: construção de 25 capelas em oito grandes cidades do Chile; esforço evangelístico na recém-formada Missão do Sul do Chile; construção de 10 capelas em cidades não penetradas da União Sul Brasileira; e construção de um residencial feminino no Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina.

Oremos para que estes alvos sejam alcançados para honra e glória de Deus.

O(a) irmão(ã) ______ irá nos apresentar o relato desta manhã.

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

Depois da inspiradora narração sobre os campos missionários devemos formar nossas Unidades de Ação, onde seremos alimentados pela Palavra de Deus. O título da lição é “Nova Aliança”.

Antes porém do estudo direto da Santa Bíblia, atenderemos nossas necessidades pessoais através da confraternização, do testemunho e da oração. Jesus assim fazia, atendia às necessidades das pessoas para depois lhes apresentar as novas do evangelho.

Pedimos aos professores que se levantem para orarmos pedindo as bênçãos de Deus sobre cada Unidade de Ação.

Unidades de Ação

Encerramento

A nova aliança é uma revelação maior, mais completa e melhor do plano de Redenção a nós. Louvado seja Deus por ter nos deixado revelações tão claras. Que olhando para o passado e vendo o cumprimento de todas as promessas de Deus animemo-nos a seguir firmes e confiantes no cumprimento da mais sublime promessa: a volta de Jesus.

Foi uma grande alegria poder contar com a presença e participação de todos. A Escola Sabatina é fonte de conhecimento e alegria cristã. Não perca estas bênçãos, esteja aqui no próximo sábado, às 8h45, para os nossos momentos de louvor.

Finalizemos cantando o hino de número 166 – Novas de Amor e Vida.

Hino Final: 166

Oração Final

 

 

11º. Sábado – 15.03

“O Santuário da Nova Aliança”

Atividades – Minutos Prévios

Sugerimos para este sábado que os hinos do canto congregacional sejam acompanhados por alguns instrumentos. Convide alguns músicos da igreja para colaborar. Cantem bastante, preparando o espírito de todos para os momentos seguintes.

Abertura

Cristo disse: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. (Mateus 18:20). Quanta alegria deve haver no céu neste momento, ao contemplar que não apenas dois ou três, mas milhões e milhões estão reunidos, em todo o mundo, em louvor a Deus!

Que privilégio fazermos parte desta grande família mundial!

Unamos nossas vozes em louvor a Deus com o cantar do hino Tenho um Hino em Meu Coração – número 231 do Hinário Adventista.

Hino: 231

Oração

Comentários do Diretor

Comente novamente sobre a importância da aquisição da Lição da Escola Sabatina. Peça que alguém dê um depoimento sobre a maneira como o estudo da lição enriqueceu sua vida espiritual.

Missões Mundiais

(Peça a uma mulher que conte o relato de hoje na primeira pessoa. Isto dará mais vida ao Informativo).

Faltam apenas dois sábados para termos a oportunidade de colaborar com nossas ofertas do 13º. sábado que serão destinadas ao nosso próprio território, já que fazemos parte da Divisão Sul-Americana.

Nesta manhã contamos com a presença da Sra. Sônia Santos, que é Diretora dos Ministérios da Mulher e Infantil na Missão Ocidental Sul Rio-Grandense. Ela nos contará uma história muito interessante. Vamos ficar atentos e contribuir, com nossas ofertas para que o pedido de Sônia se transforme em realidade.

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

“O Santuário da Nova Aliança” é o título da lição que estudamos durante a semana. Pudemos aprender sobre as relações existentes entre o santuário terrestre, o santuário celestial e a aliança com Deus. Este é um assunto que sempre deixa algumas dúvidas, agora chegou a hora de esclarecê-las. Vamos nos dividir em Unidades de Ação e nos aprofundarmos neste estudo.

Antes, porém, pedimos aos professores que se lembrem de dirigir os momentos de confraternização e testemunho.

Desejamos que a Unidade seja um lugar onde cada membro possa encontrar amizade, atenção e interesse.

Oremos a Deus neste momento.

Unidades de Ação

Encerramento

Quão amplas são as possibilidades que Deus dá através do estudo da Bíblia. Na Sua Palavra encontramos resposta para todas as nossas dúvidas. Façamos planos de termos um tempo especial, cada dia, para nos concentrarmos nas Escrituras Sagradas.

Que a bênção de Deus repouse sobre cada um de nós durante a próxima semana. Que Ele nos acompanhe em nossos trabalhos, atividades e decisões a serem tomadas. Que Ele nos proteja e nos guarde. E que nos traga de volta, no próximo sábado, para mais uma Escola Sabatina.

Finalizemos cantando o hino 287 – Minha Entrega.

Hino Final: 287

Oração Final

 

 

12º. Sábado – 22.03

“Fé na Aliança”

Atividades – Minutos Prévios

Promova momentos de oração intercessória. Tenham alguns minutos de oração silenciosa, quando cada um orará por pessoas específicas, que podem ser parentes, vizinhos ou amigos. Em seguida cantem hinos que falem sobre oração (sugestões: 417, 418, 419, 422, 425, 426 e 427).

Abertura

Bem-vindos à Escola Sabatina e às bênçãos que Deus tem para todos os presentes neste dia! Bem-vindos ao companheirismo cristão e ao encontro com Deus e com Sua palavra!

No livro Educação, páginas 161 e 167, encontramos: “A melodia de louvor é a atmosfera do Céu; e, quando o Céu vem em contato com a Terra, há música e cântico – ‘ação de graças e voz de melodia’.

Assim como os filhos de Israel, jornadeando pelo deserto, suavizavam pela música de cânticos sagrados a sua viagem, Deus ordena a Seus filhos hoje que alegrem a sua vida peregrina.”

Com estas palavras damos início ao programa de mais uma Escola Sabatina. Cantemos, jubilosos, as estrofes do hino 14 – Jubilosos Te Adoramos.

Hino: 14

Oração

Comentários do Diretor

O próximo sábado será o 13º. do trimestre. Teremos a oportunidade de ver nossas crianças cantando e apresentando o que aprenderam durante estes meses. A participação na Escola Sabatina é de suma importância para o bom crescimento espiritual de nossos filhos. Vamos trazê-los todos os sábados, pontualmente, para participarem de todas as atividades que os professores preparam com tanto carinho.

Missões Mundiais

Sábado que vem teremos o privilégio e a oportunidade de colaborarmos através de nossas generosas ofertas destinadas ao nosso território – a Divisão Sul-Americana. Os projetos para os quais a oferta se destina são: construção de 25 capelas em oito grandes cidades do Chile; esforço evangelístico na recém-formada Missão do Sul do Chile; construção de 10 capelas em cidades não penetradas da União Sul Brasileira; e construção de um residencial feminino no Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina.

No relato de hoje ouviremos sobre como o rádio tem sido um meio eficaz para a conversão de muitos.

Mensagem Musical

Introdução Atividades em Unidades

A fé remove montanhas, a fé transforma corações, a fé nos direciona para Deus, a fé é que nos conduzirá à salvação.

Nesta semana estudamos muito sobre Abraão, que foi chamado de “O Pai da Fé”. E, através do estudo deste personagem pudemos aprender sobre a importância de ter “Fé na Aliança”.

Neste instante vamos nos dividir em Unidades de Ação para detalharmos mais este tema.

Que nos conduza nosso estudo, nossas conclusões e, especialmente, nossa fé!

Unidades de Ação

Encerramento

Estamos chegando ao final de mais uma programação da Escola Sabatina e desejamos lembrar que nosso próximo encontro será no 13º. sábado, quando, através das nossas ofertas, poderemos apoiar mais diretamente o programa missionário que a igreja está levando avante na América do Sul.

Também teremos, no próximo sábado, a recapitulação da última lição do trimestre – “Vida da Nova Aliança”. Prepare-se bem, e traga suas dúvidas e conclusões para debater com os irmãos.

Que Deus dê a todos uma feliz e abençoada semana, e que nos traga de volta, semana que vem, para fortalecermos ainda mais a nossa fé.

Finalizemos cantando o hino número 260 – Jesus Contemplará a Fé

Hino Final: 260

Oração Final

 

 

13º. Sábado – 29.03

“Vida da Nova Aliança”

Atividades – Minutos Prévios

Convide os jovens para conduzirem os minutos prévios de hoje. Eles podem apresentar um número musical e ensinar algum novo hino para a Igreja, dos que costumam cantar em sua Unidade.

Abertura

Gostaria de iniciar a Escola Sabatina de hoje, a última do trimestre, com a leitura de um texto para nossa meditação:

Pedi a Deus para ser forte, a fim de executar projetos grandiosos, e Ele me fez fraco para me conservar humilde.

Pedi a Deus que me desse saúde para realizar grandes empreendimentos, e Ele me deu enfermidade para melhor compreendê-Lo.

Pedi a Deus riqueza para possuir tudo, e Ele me deu pobreza para não ser egoísta.

Pedi a Deus poder para que os homens necessitassem de mim, e Ele me deu humildade para que eu necessitasse dEle.

Pedi a Deus tudo para gozar a vida, e Ele me deu a vida para gozar de tudo.

Senhor, não recebi nada do que pedi, porém me deste tudo o que necessitava, e quase contra minha vontade, as orações que não fiz foram atendidas.

Louvado sejas, meu Deus! Porque entre todos os homens ninguém tem mais do que eu.

Tenho certeza de que estas são as palavras de muitos de nós. Quantos motivos temos para estar alegres e gratos a Deus.

Iniciemos esta Escola Sabatina louvando a Deus com o cantar do hino 20 – A Ti, Toda Glória.

Hino: 20

Oração

Comentários do Diretor

Lembre aos que ainda não compraram para adquirirem a lição da Escola Sabatina do próximo trimestre.

Missões Mundiais

Chegamos ao final do trimestre e hoje trouxemos uma oferta especial para nossos irmãos aqui da Divisão Sul-Americana. Oremos para que a oferta deste sábado, que será somada com as ofertas de toda a Igreja mundial, possa ajudar para que os projetos da nossa Divisão sejam uma realidade para honra e glória de Deus.

Atenção, leia as seguintes instruções para o Informativo deste sábado: Você vai precisar de um narrador; um garoto de 12 a 14 anos (que será o personagem Marcos); um pregador; algumas crianças (de 5 a 10); e um professor da Escola Sabatina.

Se você conhece um menino que toca acordeão – ou um instrumento simples como violão – peça a ele para fazer a parte de Marcos ou tocar, da frente, a música “Cristo me ama”. Ou peça a uma pianista para tocar a música só com a nota da melodia quando for a hora da música na apresentação.

Ambiente: Crie uma grande árvore aonde Marcos vai se sentar. Ela pode ser pintada em um painel e colocada em um suporte de madeira; ou pintada em um pano para formar o pano de fundo do cenário, com uma grande árvore à esquerda. No lado direito da plataforma, coloque algumas cadeiras voltadas para um pequeno púlpito que servirá como igreja.

Mensagem Musical

Sendo hoje 13º. Sábado você terá a participação dos departamentos infantis. Combine com o(a) Diretor(a) deste departamento o melhor momento para isto.

Introdução Atividades em Unidades

Este é o último sábado do trimestre e cada lição nos trouxe grandes ensinamentos. Que bênção foi para a nossa vida espiritual o estudo do tema “A Promessa – A Eterna Aliança com Deus”.

A lição desta semana, a última da nossa série sobre a aliança, enfatizou algumas das bênçãos imediatas, promessas que vêm pela graça de Deus. É claro que existe muito mais bênçãos do que foram mencionadas nesta semana. Mas estas são apenas o começo, um começo de algo que realmente nunca vai acabar.

Nada melhor do que conversarmos sobre este assunto!

Pedimos a todos que se levantem para orarmos pelo estudo.

Unidades de Ação

Encerramento

Finalizamos mais um trimestre e dedicamos tempo precioso aos treze estudos. O tempo que passamos com Deus é sempre o melhor. Quanto mais estudamos e aprendemos do amor de Deus, mais temos vontade de estar com Ele e fazer a Sua vontade.

Se você ainda não o fez, adquira ainda esta semana a sua lição para o próximo trimestre.

Agradecemos a todos os que colaboraram com as programações que tivemos neste período. O nosso Deus foi louvado em cada participação.

Aguardamos os irmãos e amigos no próximo sábado, para mais um feliz encontro com Deus na Escola Sabatina.

Cantemos em louvor ao Seu nome e para encerramento da reunião de hoje o hino de número 247 – Graças.

Hino Final: 247

Oração Final