Make your own free website on Tripod.com
Estudos Bíblicos III
1 - Uma Carta à Humanidade

O Estudo da Bíblia...

HOME

1 - Uma Carta à Humanidade | 2 - Vida Saudável! | 3 - A Profecia da Sucessão dos Impérios. | 4 - A Pedra Espacial... | 5 - A Profecia da Volta de Nosso Senhor Jesus! | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da página 1 | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página | Título da nova página

UMA CARTA À HUMANIDADE

Objetivo principal do estudo: entender a razão da existência da Bíblia. Outros objetivos: entender como ela foi escrita; qual a sua utilidade; por que DEUS não fala mais diretamente conosco; o que fazer com o que se aprende no estudo da Bíblia.

Introdução - algumas perguntas importantes a considerar:
a) É a Bíblia dada por DEUS ou escrita pelos homens?
b) Já existia Bíblia no começo do mundo?
c) Que fazer para entender a Bíblia?
d) Qual a finalidade da Bíblia?

1. No início do mundo, antes do pecado se manifestar, como falava DEUS com Adão e Eva?
Gênesis. 3:9 - E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
(Resposta: Ele falava pessoalmente com suas criaturas.)

2. Que interrompeu essa comunicação pessoal?
Isaías 59:2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
(Resposta: O pecado DEUS é tão santo e puro que não pode um pecador estar diretamente em Sua presença)

3. Que outro meio usou DEUS então?
Hebreus 1:1 e 2 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
(Profetas e JESUS, que se fez como um homem, mas sem pecado)

4. Como DEUS se comunicava com os profetas?
Números 12:6 Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos.
(Resposta: Ele se comunicava por visões e sonhos)

5. Que disse DEUS a Moisés?
Êxodo 17:14 Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué...
(Resposta: Escreve em um livro)

6. Que fez Moisés?
Êxodo 24:4 Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR e, tendo-se levantado pela manhã de madrugada, erigiu um altar ao pé do monte e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel.
(Resposta: Escreveu como lhe fora ordenado)
Nota: Moisés viveu 1.500 anos antes de CRISTO vir ao mundo.

7. Há alguma parte na Bíblia escrita por ser humano, ou que venha por vontade do ser humano?
II S. Pedro 1:21 Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
II Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repre-ensão, para a correção, para a educação na justiça,
(Resposta: Não, toda a Bíblia tem origem na mente de DEUS, os homens só a escreveram, mas a informação veio de DEUS, por isso a Bíblia merece respeito diferenciado, nela nada deve ser alterado ou mal interpretado.)

8. Que fazer para entender a Bíblia?
a) I Timóteo 4:13 Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.
(Resposta: Ler, estudar, buscar aprender, e ensinar os outros)
b) I Tim 4:15 e 16 Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fa-zendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.
(Resposta: Meditar e colocar em prática, e buscar crescer no conhecimento e na aplicação desse conhecimento)
c) I Timóteo 4:15 Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.
(Resposta: Ocupar-se com ela de forma que progrida na prática do que a Bíblia ensina)
d) I Coríntios 2:13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria hu-mana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
(Resposta: Comparar uma parte com outra, esse é o melhor método para nos tornarmos inte-ligentes em qualquer conhecimento, quanto mais no conhecimento da Bíblia)
e) S. João 7:17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.
(Resposta: Obedecer, isto é, praticar, de nada adianta conhecer e não fazer o que sabe)

9. Para que serve a Bíblia?
a) II Timóteo 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.
(Resposta: Ensinar, advertir, instruir na justiça e aperfeiçoar)
b) Salmo 119:105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus cami-nhos.
(Resposta: Iluminar a vida, para saber o que é certo e o que é errado)
c) Salmo 119:11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
(Resposta: Livrar de pecar, ou seja, saber como viver para o bem dos outros e para o seu bem)
d) S. João 5:39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.
(Resposta: A leitura da Bíblia levará a descobertas de coisas incríveis, como o conhecimento pessoal de JESUS, que é o nosso Criador e veio por um tempo viver entre os seres humanos. Ele vai voltar outra vez, para levar ao lugar da perfeição todos os que nEle crêem. A Bíblia ensina como proceder para num futuro próximo ter a vida eterna, e nunca mais morrer, muito menos ficar doente ou experimentar sofrimento.)

10. Que diz S. Pedro sobre ler a Bíblia?
II S. Pedro 1:19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração
(Resposta: O estudo da Bíblia desenvolve na mente uma sabedoria que orienta nas decisões da vida, e leva a pessoa a tomar decisões certas nesse mundo cada vez mais difícil para se viver.)

11. Para que mais serve a Bíblia?
Apocalipse 1:3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
(Resposta: Felizes serão aqueles que estudam a Bíblia e colocam em prática o que nela a-prendem. Além de uma vida melhor logo depois do estudo, ainda possuem a firme esperança de po-der desfrutar da prometida vida eterna, algo que todos os que são sábios não irão querer perder.)

Perguntas complementares:

a) Por quê DEUS mandou escrever a Bíblia em substituição a comunicação direta com os seres humanos?
Resposta: _________________________________________________________________
b) Qual, no seu entender, a mais confortadora mensagem, nesse estudo?
Resposta: _________________________________________________________________

Sugestão: Leia a sua Bíblia, examine-a (S. João 5:39; I Tessalonicenses 2:13 e Atos 17:11), pratique seus ensinos (S. Mateus 7:21 a 23) e deixe-se guiar pelo Espírito Santo (S. João 16:13). Acredite, a sua vida vai mudar para melhor, você vai descobrir coisas incríveis nesses estudos. A-proveite essa série de estudos para descobrir maravilhas, que o levarão rumo a uma vida superior. Não custa tentar.

Comentário:
A Bíblia é um livro diferente de todos os demais. Diferente não apenas por estar disponível em quase todas as línguas e dialetos do mundo, por ser o livro mais vendido, por conter os escritos mais antigos existentes, por abranger toda a história da humanidade. A Bíblia é exclusiva pro ser o único livro escrito conforme o modelo de funcionamento de nossa mente.
A Bíblia apresenta-se do mesmo modo como nossa mente pensa, isto é, suas informações estão escritas em rede. Nossa mente funciona por comparação de informação com informação, isso é o pensamento. Assim, a mente constrói com base no que já sabe ou no que vê ou percebe pelos sentidos. Isso tudo é comparado entre si, avaliado, e então resulta em maior conhecimento para a pessoa. A Bíblia está escrita exatamente como a mente pensa. Isso revela mais uma vez a autoria desse livro. O mesmo Criador que nos fez, e que, portanto, nos conhece, providenciou que a Bíblia fosse escrita em forma de rede de informações. Se quisermos saber como a mente funciona, é só estudar a estruturas da Bíblia, e descobriremos maravilhas sobre a nossa mente. A Bíblia é o modelo. Por isso, é mais adequado estudarmos comparando as diversas partes umas com as outras. Assim orienta Isaias, que estudemos um pouco aqui, um pouco ali (Isaías 28:9 ou 13).
Sendo assim, a Bíblia é o melhor livro que existe para despertar e desenvolver a inteligência. A leitura e o estudo da Bíblia forma na mente uma inteligência superior, denominada sabedoria, pela qual podemos orientar nossa vida de forma construtiva. O estudo das Bíblia é a base para a forma-ção da inteligência necessária para o estudo de qualquer ciência. A sabedoria é necessária para to-do que qualquer estudo, sem a qual, o rumo será incerto, e as conclusões nunca serão definitivas. A Bíblia também fornece a inteligência necessária para que o ser humano se torne num bom profissio-nal, competente e bem sucedido. Ela também contribui para que saibamos como nos relacionar bem com todas as pessoas, inclusive as que se declaram inimigas. A Bíblia é a solução para todos os problemas, desde que sejamos sábios e humildes, como o Seu Autor, e apliquemos o conhecimento e a inteligência nela contida, conforme as orientações que ela nos dá. Estude-a, e torne-se sábio em matéria de conhecimento espiritual e em todas as atividades lícitas e nobres em que se envolver.

Nome: _________________________________ Data: ___/___/______