Make your own free website on Tripod.com
Estudos Bíblicos II
Home | 1 - Estenda a mão para a vida! | 2 - Que acontecerá no próximo futuro? | 3 - O maior acontecimento da história. | 4 - O relógio de Deus... | 5 - O grande amanhã! | 6 - O plano da redenção. | 7 - Que devo fazer para que seja salvo? | 8 - DDD - Discagem Direta à Deus | 9 - Por que Sofremos? | 10 - Quem Criou o Diabo? | 11 - Encontro com a Vida! | 12 - O que é e Onde está o Inferno? | 13 - Obediência - Minha Expressão de Amor | 14 - Seguindo os Passos de Cristo! | 15 - Pode a Maioria Estar Errada? | 16 - Saúde e Felicidade... | 17 - O Evangelho em Símbolos! | 18 - O que está Jesus fazendo agora? | 19 - O Pecado Imperdoável! | 20 - Nascidos para uma Nova Vida!








16 - Saúde e Felicidade...

Diariamente, milhares de pessoas vão aos consultórios médicos, na doce esperança de re-adquirir saúde. Mas, apesar do grande desenvolvimento da ciência médica e do progresso feito nas descobertas de remédios e antibióticos, as doenças continuam a existir por toda parte.

DEUS DESEJA NOSSO BEM-ESTAR

Tenha você 15 anos ou 60, seja jovem de corpo ou jovem de espírito, esteja no começo da vida ou certo do seu fim, está no plano de Deus que você tenha saúde e seja feliz. Ele está interessado no bem-estar da Humanidade. A obra de salvação que Ele promoveu na Terra tem por alvo restaurar tanto a alma como o corpo.
"Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é prospera a tua alma." II S. João 2.

O Senhor Jesus Cristo gastou grande parte do tempo do Seu ministério curando os doentes. Deus não Se compraz no sofrimento de suas criaturas. Enquanto Satanás, o autor da doença, semeia pelo pecado, a enfermidade, o sofrimento e a morte - Deus, o Autor de toda obra perfeita, opera para a restauração do corpo, o bem-estar físico, a vida.
"O corpo é um meio muito importante pelo qual a mente e a alma se desenvolvem para a edificação do caráter... Poder intelectual, vigor físico e longevidade dependem de leis imutáveis. Mediante a obediência a essas leis, pode o homem ser um conquistador de si mesmo."

POR QUE EXISTEM TANTAS DOENÇAS
A doença tem por causa o pecado, a transgressão de leis - moral, ou de saúde. Quando Jesus curou o paralítico que se achava junto ao tanque de Betesda disse-lhe: "Não peques mais, para que não te suceda cousa pior". S. João 5:14.
"Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, fizerdes o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos Seus mandamentos, e guardares todos os Seus estatutos, NENHUMA ENFERMIDADE VIRA SOBRE TI,... pois Eu sou o Senhor que te sara." Êxodo 15:26.
Existem leis que regem a saúde. A desobediência a essas leis traz maus resultados. A benção do Céu é estendida ao que OBEDECE. Uma vida longa e feliz é o resultado do um viver planejado, obediência a princípios e regras - os quais promoverão no organismo aquela re-sistência necessária para prevenir doenças e até curá-las.

FATORES DA BOA SAÚDE
Em seguida apresentaremos oito fatores vitais que deverão ser seguidos se desejamos ter saúde e uma vida mais feliz.

1. AR PURO: Uma das necessidades essenciais do organismo e o oxigênio que obtemos pala inalação do ar. Boa ventilação na casa (mesmo durante o sono) e no lugar de tra-balho e uma necessidade. Respire a fundo, ao ar livre, enchendo e esvaziando com-pletamente os pulmões, várias vezes. Isto ajuda a circulação e traz saúde aos pul-mões e novo vigor à mente.

2. LUZ SOLAR: Destrói os germes. É um tônico saudável. Através dos raios ultravioleta obtemos a vitamina D, a qual ajuda a fixar o cálcio nos ossos, tornando-os mais fortes. Haja exposição diária do corpo a luz do Sol, por alguns minutos, sempre que as condições atmosféricas o permitam.

3. ÁGUA: Beba bastante água, pois e importante para cada célula do corpo. Tome uns 6 copos d'água pura (tratada ou fervida) entre as refeições, diariamente. Externamente, banhos, duchas, chuveiros, fomentações, se usados com eficiência, podem até resta-belecer o organismo enfermo.

4. DESCANSO: Dedique tempo a. recreação e ao descanso. Eles são os melhores remédios para a mente e corpo cansados. Do contrário, a tensão e o cansaço debilitarão suas energias e SERÁ FORÇADO A DESCANSAR. Durma 7 a 8 horas cada noite. Aprenda a RELAXAR-SE.

5. EXERCÍCIO: Ele tonifica os músculos, acalma os nervos, ajuda a circulação. Os que fazem trabalho braçal ao ar livre, talvez não necessitem de mais exercícios. Mas os que levam uma vida sedentária, ou fazem trabalho mental, devem caminhar, nadar, cultivar um jardim, etc.

6. TEMPERANÇA: O melhor conceito de temperança é abster-se por completo das coisas nocivas e usar com moderação as coisas boas. Vejamos algumas coisas nocivas de que devemos nos abster por completo:

A. BEBIDAS ALCOÓLICAS.
"O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora: todo aquele que por eles é vencido, não é sábio." Provérbios 20:1 O álcool é um veneno e sua ação sobre o corpo é nociva, não só ao sistema nervoso, mas também ao coração, ao sangue e ao aparelho digestivo. Mesmo pequena quantidade de álcool, afeta o funcionamento da mente. Ele destrói no homem a força de vontade e o leva à embriaguez crônica. "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro." Habacuque 2:15 "Nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados ... herdarão o reino de Deus." I Coríntios 6:10.

B. O FUMO.
O fumo contém vários venenos. A nicotina é o principal deles e é um dos mais violentos tóxicos que se conhece. Sessenta miligramas de nicotina constituem, na média, a dose fatal para um homem. Esses sessenta miligramas o corpo absorve de 30 cigarros fumados. Felizmente para os fumantes, ele não fumam 30 cigarros de uma só vez e assim dão tempo ao corpo para eliminar parte do veneno. O fumo afeta os nervos, o cérebro, a circulação e por conseguinte o coração. A mortalidade dos fumantes, até à idade de 50 anos, é duas vezes maior que a dos não fumantes. Outro grave mal causado pelo fumo é o câncer dos lábios, da língua ou garganta e dos pulmões. "O risco de desenvolver câncer do pulmão aumenta com a duração do vicio e o número de cigarros fumados por dia." Life and Healt, outubro de 1964, pag 9. Pelos males que causa no corpo, o fumo, a certos respeitos, é pior do que o álcool, pois é um veneno insidioso, porque é de efeitos demorados. Disse o Dr. Afrânio Peixoto - grande higienista brasileiro: "O fumo é um assassino, pouco a pouco penetra nas células e as mata". Por seus efeitos nocivos sobre o organismo, deve esse vício ser abandonado, pois nosso corpo é chamado de "Santuário do Espírito Santo" e se alguém destruir o santuário de Deus (nosso corpo) Deus o destruirá" I Coríntios 3:16 e 17. Ser temperante também significa ter moderação em tudo: no comer, no beber, no trabalho, na diversão. Todo excesso é prejudicial e conde-nado. Muitos contraem doenças e encurtam os seus próprios dias pelo excesso no comer. Cavam suas sepulturas com seus próprios dentes. Outros fazem isso pelo excesso no trabalho.

7. REGIME ALIMENTAR APROPRIADO
"Nós somos o que comemos", diz um provérbio popular. Damos a seguir, algumas regras que devem ser lembradas:

A. Variar os pratos de uma refeição para outra.

B. Servir-se de poucas variedades numa refeição.

C. Preparar os alimentos de maneira simples, com pouca gordura; ser moderado no uso das frutas, doces, condimentos, sal.

D. Quanto possível, comer os alimentos em seu estado natural; verduras e frutas cruas, cereais integrais - o pão integral e o arroz integral são mais nutritivos do que o pão branco e o arroz polido.

E. Comer com moderação e sem pressa, mastigando bem.

F. Não comer entre as refeições : - dar tempo ao estômago para terminar a diges-tão. Comer em horas regulares.

G. Comer uma refeição substancial pela manhã e no almoço - pouco à noite e que seja de fácil digestão.

H. Manter uma disposição alegre durante a refeição, com ações de graça.

8. O REGIME VEGETARIANO.
"O vegetarianismo é perfeitamente compatível com a boa saúde, pois provê ao organismo todos os princípios alimentares essenciais em quantidade e qualidade. É cientí-fico e econômico. É menos tóxico e fornece os melhores princípios para o crescimento, desenvolvimento, bem-estar e energia do organismo em suas diversas modalidades de atividade e trabalho." Nutrição e Vigor, do Dr. A. Miranda, págs. 103 e 104.
Disse o Dr. Mc. Collum, descobridor das vitaminas A e D: "Não tenho a menor hesitação em dizer que uma dieta vegetariana suplementada com quantidades de leite bas-tante liberais, é a dieta mais satisfatória que o homem pode ter". Better Living, pág. 44.
"Cereais, frutas, nozes e verduras, constituem o regime para nós escolhidos por nosso Criador ... Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual que não são promovidos por uma alimentação mais completa e estimulante." Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 81.

E disse Deus ainda: "Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente: isso vos será para mantimento." Gênesis 1:29.
Esta foi a dieta original dada por Deus.

Os que se abstêm da carne devem cuidar para obter suficientes proteínas de origem vegetal. O feijão soja é excelente fonte de proteínas e há maneiras de prepará-lo de modo que seja um prato apetitoso.

Sob que circunstância foi permitido o uso da carne como alimento e com que restrições?

"Tudo o que se move, e vive, ser-vos-á para alimento; como dei erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porem, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis." Gênesis 9:3 e 4.

Esta ordem de Deus foi dada logo após o dilúvio. Havendo os alimentos vegetais sido destruídos pelo dilúvio, o Senhor permitiu o uso de carne como alimento - mas não com o sangue. Este preceito foi mantido pelos apóstolos, segundo lemos em Atos 15:29. Deus também fez distinção entre os animais, declarando que certos são limpos e outros imundos; e estabeleceu que a carne dos animais imundos não é própria para a alimentação. A distinção entre os animais, como limpos e imundos, foi feita cerca de 850 anos antes do povo judeu existir (Veja Gênesis 7:2). Ela é uma lei de saúde não tendo em si nenhuma relação com a lei cerimonial, o que nos leva a declarar que ela nunca foi abolida e está em vigor até hoje para o bem de todos os filhos de Deus.
Leia, por favor, Levíticos 11 e encontrará aí as características dos animais limpos: Eles têm casco fendido e remoem. Quanto aos peixes limpos. eles têm barbatanas e esca-mas. Figuram entre os animais e aves imundos: o camelo, a lebre, o porco, o corvo, o rato, o avestruz, etc.

"Os que comem carne de porco, cousas abomináveis e rato, serão consumidos, diz o Senhor." Isaias 66:17.

9. CONFIANÇA NO PODER DIVINO
Saúde significa mais do que simplesmente estar livre de doenças. Saúde e felicidade dependem de um harmonioso desenvolvimento físico, mental, social, e espiritual da natureza humana.

O segredo para uma vida saudável e feliz é uma perfeita confiança no poder divino. Médicos e enfermeiros podem fazer o seu melhor para ajudar os enfermos a se recu-perarem, mas o paciente precisa manter sua fé em Deus se deseja restauração completa.

O evangelho da saúde põe o doente em contato com o divino Médico da alma e do corpo. Jesus é quem dá poder para obedecermos às leis do Céu, inclusive às leis da saúde. Ele é que nos liberta da escravidão de vícios e paixões.
"O amor que Cristo difunde por todo o ser é uma força vitalizante.

... O amor de Jesus livra a alma da culpa e tristeza, da ansiedade e cuidado que esmagam as forças da vida. Com Ele vem a serenidade e a calma. Ele implanta na alma um gozo que coisa nenhuma na Terra pode destruir - o gozo no Espírito Santo - gozo que dá saúde a vida", pois, "Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades". Salmo 103:3.

IASDTatui



Volte para EVENTOS FINAIS.

O NOSSO SITE OFICIAL